Seis judocas de Mato Grosso do Sul irão representar o estado no Campeonato Brasileiro de Judô Sênior, que acontecerá neste fim de semana no Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart, também conhecido como Arena Tartarugão, em Vila Velha (ES). O evento reunirá mais de 300 atletas de todo o país.
A equipe sul-mato-grossense é composta por Isac Garcia Ribeiro Bignardi (Clube Rocha), Adriano Ferreira Cano (Associação Cano de Judô), Zarina Paola Bielakowicz (Judô Moura), Nathalia Camily Gomes de Arruda (Judô Futuro), Camila Gebara Nogueira Yamakawa (Clube Sakura) e Milena Pache Matias (Judô Clube Rocha).
Além dos competidores, dois árbitros do estado, Luiz Emílio Vilanueva e Antonio Carlos Esmi, foram convocados pela Confederação Brasileira de Judô para atuar na arbitragem do campeonato.
O torneio é uma das principais competições do judô nacional, oferecendo aos atletas a chance de se destacar em nível nacional. As lutas começam neste sábado (23), às 9h, com as eliminatórias de sete categorias de peso — -48kg, -52kg, -57kg e -63kg, no feminino, e -60kg, -66kg e -73kg, no masculino. A partir das 15h, ocorrerão as disputas por medalhas. No domingo (24), as eliminatórias começam às 9h e as lutas finais começam às 15h, com mais sete categorias de peso em disputa — -70kg, -78kg e +78kg, no feminino, e -81kg, -90kg, -100kg e +100kg, no masculino.
A entrada no ginásio é gratuita, e quem não puder acompanhar presencialmente poderá assistir à transmissão ao vivo dos combates pela CBJ TV no YouTube, nos dois dias de competição.
O Campeonato Brasileiro Sênior de Judô é promovido pela Confederação Brasileira de Judô e pela Federação Espiritossantense de Judô, com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e do Comitê Olímpico do Brasil.