Em uma reunião realizada no Vaticano nesta sexta-feira (14), o Papa Francisco expressou que é aceitável fazer piadas sobre Deus, desde que o conteúdo não seja ofensivo.
O encontro contou com a presença de 100 personalidades do humor, atuação e literatura de todo o mundo, incluindo o brasileiro Fábio Porchat e as estrelas americanas Whoopi Goldberg, Jimmy Fallon e Cris Rock.
O Papa Francisco enfatizou que rir de Deus não é blasfêmia.
Ele disse: “Podemos rir de Deus? Sim, não é blasfêmia. Podemos fazer isso, assim como fazemos piadas com as pessoas que amamos”. De acordo com suas palavras, divulgadas pela Rede CNN, o humor não deve ofender, humilhar ou diminuir as pessoas por suas falhas.
Ele citou a “sabedoria judaica e a tradição literária” como exemplos de boa comédia.
O Papa ainda destacou que “quando você consegue fazer um espectador sorrir conscientemente, você também faz Deus sorrir”.
Após seu discurso, o Papa, que agora tem 87 anos, cumprimentou os participantes e recebeu vários presentes, incluindo uma garrafa de licor italiano.
Ele tirou uma selfie com Pio e Amedeo, uma dupla de comediantes italianos, e cumprimentou as estrelas do humor e da literatura presentes, entre risos e algumas piadas curtas dos participantes.