Mato Grosso do Sul, 18 de abril de 2025

Raças de cruzamento genético em Mato Grosso do Sul ficam isentas de ICMS, com alteração em decreto estadual

Mato Grosso do Sul ampliou a isenção do ICMS para incluir raças de animais originários de cruzamentos genéticos, como bovinos, suínos, ovinos e aves. O novo decreto, publicado no dia 3 de dezembro no Diário Oficial do Estado, altera o regulamento do imposto estadual e estende a isenção para as saídas internas e interestaduais de reprodutores e matrizes de várias espécies, incluindo animais de raças puras, cruzadas ou de livro aberto.

O secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta, explicou que a medida foi tomada após uma reivindicação das associações de produtores. Anteriormente, a isenção do ICMS abrangia apenas animais de raça pura, sem considerar as raças originadas de cruzamentos. Segundo Beretta, o cruzamento genético tem promovido grandes avanços nas cadeias pecuárias, com destaque para raças sintéticas de bovinos, como o Girolando, Brangus e Braford, e também para suínos e aves de alta produção.

A decisão de estender a isenção foi baseada em uma nota técnica do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que incluiu as raças “puras por cruza”. O estado, então, aderiu prontamente, visando beneficiar as produções genéticas e ampliar a competitividade do setor.

A medida faz parte de um esforço maior para transformar Mato Grosso do Sul em um “Estado Multiproteína”, buscando melhorar geneticamente os rebanhos e aumentar a produtividade nas diversas cadeias produtivas.

Importante: A isenção se aplica a animais que ainda não atingiram a maturidade reprodutiva, assim como reprodutores e matrizes de raças oriundas de cruzamento, sempre sob controle de genealogia. O registro desses animais deverá ser feito por meio de certificados oficiais emitidos por entidades de Registro Genealógico Animal, devidamente registradas no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.