O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) se livrou de processo no CNMP (Conselho Nacional do MP) após ter sido denunciado por inércia em casos que impactam moradores de Campo Grande, como o do forte odor emitido pela JBS no bairro Nova Campo Grande e da situação caótica da Santa Casa.
O fedor que toma conta da região é problema que persiste há 14 anos, sem que houvesse ação mais enérgica do MPMS, que só ingressou com ação na Justiça contra o frigorífico para se livrar de processo no chamado ‘Conselhão’.
Isso porque, conforme mostrou reportagem do Jornal Midiamax, no fim do ano passado, morador da região formalizou denúncia contra o MPMS no CNMP, alegando inércia por parte do MPMS em resolver a situação do fedor nos bairros localizados próximos à planta da JBS na saída para Terenos.
Depois, o CNMP notifica o MPMS a dar explicações sobre o caso. Então, no dia 7 de março, o órgão estadual entra com ação na Justiça contra a JBS. Na sequência, no dia 17 de março, o Conselho arquiva a denúncia.