Na tarde desta quarta-feira (8), uma operação da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) no Paraguai resultou no fechamento de um acampamento de cultivo de maconha em Bella Vista Norte, cidade próxima à fronteira com o Brasil. O terreno de oito hectares foi monitorado por drones, e durante a ação foram destruídos 100 quilos da droga.
A operação, que durou das 6h às 14h, teve como objetivo desmantelar um centro clandestino de cultivo e processamento de maconha. Além da destruição das plantas, cinco máquinas semeadoras usadas para o plantio da droga também foram destruídas. O promotor Celso Morales, responsável pela Unidade Antitráfico de Drogas de Pedro Juan Caballero, informou que a ação faz parte de um esforço contínuo para erradicar o narcotráfico na região.
Vale destacar que no dia anterior, 7 de janeiro, outra plantação com 12 hectares foi desmantelada, resultando na destruição de 4 toneladas de maconha. A área de Amambay, devido à sua proximidade com o Brasil, é considerada uma das principais rotas de produção e tráfico de drogas, tornando-se um alvo prioritário nas operações contra o crime organizado.