Mato Grosso do Sul, 18 de abril de 2025

Bombeiros do RS chegam a Miranda para apoiar militares nos combates aos incêndios florestais

Há cerca de três meses, uma equipe do 6° Grupamento de Bombeiros de Mato Grosso do Sul se preparava para uma viagem em apoio os moradores do Rio Grande do Sul, que enfrentavam uma das piores tragédias climáticas de sua história. Agora, a mesma guarnição recebe os militares gaúchos que vieram ao Estado para apoiar os combates aos incêndios florestais.

A recepção aconteceu na última segunda-feira (26), em Miranda, cidade a 203 km de Campo Grande. Ao todo, são 11 militares com viaturas e equipamentos que somam ao efetivo presente na região. Inicialmente a equipe ficará nas regiões de Miranda e Aquidauana, com previsão de 15 dias de atuação.

Conforme o comandante do 2º SGBM/ 3º GBM, Capitão Saldanha, a massa de ar frio que esteve na região nos últimos dias ajudou a controlar os focos que ainda estavam ativos. No entanto, nos próximos dias a temperatura irá aumentar e a umidade relativa do ar irá diminuir, aumentando o risco para a ocorrência de incêndios florestais.

“Continuamos a alertar a população e principalmente aos proprietários rurais para reforçar o monitoramento visual em suas áreas para qualquer fonte de ignição que possa resultar em um incêndio, sendo troncos queimando no interior de área queimada, ação humana (queimas de resíduos), maquinário trabalhando em dias muito quentes sobre a vegetação, dentre outras, pois, todo grande incêndio começa pequeno”, pontua.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.