Mato Grosso do Sul, 19 de abril de 2025

Detran-MS alerta para golpe por SMS que simula suspensão de CNH e pede pagamento

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) emitiu um alerta para motoristas sobre um golpe que está sendo aplicado via SMS. A fraude envolve o envio de uma mensagem informando que a CNH do condutor está prestes a ser suspensa, com a instrução de acessar um link para regularizar a situação. Ao clicar no link, a vítima é direcionada para uma página falsa que se passa pelo site oficial do GOV.BR. Nessa página, ela é induzida a fornecer dados pessoais e, após visualizar informações sobre possíveis infrações, é levada a realizar um pagamento, que varia de R$ 119 a R$ 193.

Embora ainda não haja uma estimativa precisa do número de vítimas em Mato Grosso do Sul, os primeiros casos foram registrados em Nova Andradina, onde pelo menos dez pessoas receberam a mensagem. Dessas, duas acabaram efetuando os pagamentos. O Detran-MS reforça que não realiza cobranças ou solicita informações pessoais por SMS, e que essa prática é uma fraude.

O Departamento ainda esclarece que as comunicações oficiais são feitas apenas por meios seguros, como publicações no Diário Oficial, correspondências pelos Correios ou através do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), disponível para quem usa o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Luiz Fernando Ferreira, diretor de Habilitação do Detran-MS, alerta que a instituição não utiliza SMS para notificar condutores ou pedir pagamentos.

Esse golpe também tem sido registrado em outros estados, como Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo e Paraíba. Para evitar cair em fraudes semelhantes, o Detran-MS orienta que a população consulte apenas canais oficiais, como o portal Meu Detran, o aplicativo Detran MS ou os números de atendimento 154 (Capital) e (67) 3368-0500 (Interior).

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.