O fim de semana será marcado por tempo instável em Mato Grosso do Sul, com a passagem de uma frente fria que provoca chuvas, mas mantém as altas temperaturas acima dos 30°C no Estado. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), o sábado e domingo terão predomínio de sol, mas a nebulosidade aumentará ao longo do dia, com chances de chuvas de intensidade fraca a moderada. Em alguns pontos, a chuva poderá ser mais forte, com tempestades e rajadas de vento.
A previsão é de que os acumulados de chuva ultrapassem os 35 mm. Essa instabilidade é provocada pela aproximação de uma frente fria, em conjunto com o transporte de calor e umidade, além de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a passagem de cavados.
Nesta sexta-feira (29), Paranaíba já sentiu os efeitos dessa instabilidade, com 45,4 mm de chuva em apenas 31 minutos. Isso causou alagamentos em vários pontos da cidade, incluindo a Santa Casa e o gabinete do prefeito. Em alguns locais, moradores precisaram usar barcos para se locomover devido ao alto volume de água que inundou ruas, postos de combustível, supermercados, hospitais e até o prédio da Prefeitura.
Quanto às temperaturas, as mínimas devem variar entre 23°C e 28°C, enquanto as máximas ficam entre 30°C e 38°C, dependendo da região. Os ventos terão intensidade de 40 a 60 km/h, podendo alcançar rajadas de até 60 km/h. A previsão para a próxima semana aponta a aproximação de uma nova frente fria, o que deve intensificar a formação de chuvas fortes e tempestades, com acumulados que podem superar os 50 mm em 24 horas.