O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deu um passo importante para a valorização dos servidores administrativos da pasta ao aprovar a unificação do Plano de Cargos.
A medida, que teve o aval da Polícia Federal e do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF), cria um único plano para as áreas administrativas, substituindo os antigos Planos Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Federal (PECPF) e Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PECPRF).
A proposta de unificação do Plano de Cargos foi elaborada durante a gestão do ministro Flávio Dino e recentemente revisada pela equipe do atual ministro, Ricardo Lewandowski.
As atualizações visam modernizar as carreiras administrativas, adequando-as às necessidades do MJSP e às melhores práticas de gestão pública.
A expectativa é que a unificação do Plano de Cargos traga benefícios concretos para os servidores administrativos do MJSP, resultando em um ambiente de trabalho mais dinâmico, valorizado e eficiente.
A medida também contribui para o fortalecimento do próprio Ministério, otimizando a gestão de pessoal e qualificando ainda mais os serviços prestados à sociedade.