Mato Grosso do Sul, 7 de julho de 2025

Fusão e federação abrem disputa pelo governo e pelas duas vagas ao Senado em MS

A fusão do PSDB com o Podemos e a criação da federação entre PP e União Brasil — batizada de União Progressista (UP) — foram oficializadas nesta terça-feira (30) em Brasília. A articulação, de perfil nacional, tem como um de seus principais objetivos tirar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), da zona de conforto e forçá-lo a assumir a pré-candidatura à Presidência em 2026 como nome da nova direita.

Mas os efeitos mais imediatos desse novo arranjo já se fazem sentir em Mato Grosso do Sul. A partir dessas composições, começa a se redesenhar a disputa pelo Governo do Estado e pelas duas vagas ao Senado que estarão em jogo nas eleições do ano que vem.

A senadora Tereza Cristina (PP), que comandará a federação UP no Estado, é apontada como peça-chave nesse novo tabuleiro. Ela pode tanto manter a política de boa vizinhança com o PSDB — partido do governador Eduardo Riedel e do ex-governador Reinaldo Azambuja — quanto optar por entrar na disputa pelo Executivo estadual.

Seu mandato no Senado vai até 2030, e ela tem afirmado que não pretende disputar cargos em 2026. Ainda assim, no meio político, essas declarações costumam ser tratadas com a cautela de quem sabe que decisões mudam — como nuvens no céu.

Aliado próximo de Tereza, o deputado federal Luiz Ovando (PP), já lançou sua pré-candidatura ao Senado. Ele jogou um balde de água fria nas expectativas do PSDB de manter uma aliança automática com a nova UP em Mato Grosso do Sul. “O cenário de 2026 está indefinido. Tudo ainda está em aberto”, afirmou Ovando ao Campo Grande News.

Segundo ele, a reeleição da prefeita Adriane Lopes (PP) em Campo Grande — em confronto direto com o PSDB — reposicionou o eixo político local. “A senadora [Tereza] se tornou a maior líder política do Estado. O bastão da liderança trocou de mãos”, declarou.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.