Mato Grosso do Sul, 19 de abril de 2025

Comércio em Inocência passa a sentir a escassez de mão de obra, desafios logísticos e mudanças culturais 

Desde o anúncio da chegada da Arauco — gigante do setor de celulose — ao município de Inocência, distante 330 quilômetros de Campo Grande, os reflexos do desenvolvimento acelerado já começam a ser sentidos pelo comércio local.

Setores como alimentação, hospedagem e serviços essenciais enfrentam dificuldades diante da escassez de mão de obra, dos desafios logísticos e das mudanças culturais trazidas por novos moradores e trabalhadores de diversas regiões do país.

Diante desse cenário, comerciantes têm buscado se reinventar e adaptar seus negócios para acompanhar o ritmo de crescimento da cidade. Apesar dos obstáculos, o sentimento é de otimismo, com boas perspectivas de prosperidade e expansão para o futuro do comércio local.

Hoteis vivenciam o crescimento do setor 

Hotel Califórnia é um dos pioneiros do setor em Inocência e iniciou suas atividades na cidade em 2009, com 31 apartamentos. Após a chegada da celulose, o aumento da demanda da hospedagem fez com que os responsáveis pelo empreendimento investissem na construção de uma nova ala com mais 20 quartos, que foi inaugurada há seis meses. 

Atualmente, o hotel opera com lotação máxima, e para conseguir uma reserva, é preciso agendar com duas semanas de antecedência. Outra mudança significativa sentida pelos funcionários foi em relação ao perfil dos hóspedes, que agora chegam de todos os estados do Brasil e até mesmo de fora do país. 

A gerente administrativa do hotel, Rita Rosângela de Souza, comenta que além da abertura de mais quartos, a equipe também passa por diversas reuniões de alinhamento. 

“Claro que não é uma mudança que vai acontecer esse ano. Pra gente se preparar será um período longo, mas a gente está buscando conhecimento, buscando fazer reuniões, buscando opiniões com hóspedes que vêm, ouvindo sugestões. Eles contam como é [a hospedagem] em outros lugares e a gente vai se adequando”, resume a gerente. 

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.