Mato Grosso do Sul, 19 de abril de 2025

Carreta Digital oferece cursos gratuitos de robótica, montagem de PCs e manutenção de celulares em Campo Grande

A Carreta Digital está com novas vagas abertas para cursos gratuitos de robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho (PC Gamer) e manutenção de celulares em Campo Grande. Os cursos estão sendo oferecidos no Instituto Mirim da Capital e terão turmas nos períodos da manhã e da tarde.

O projeto tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do mundo digital, ao mesmo tempo em que os prepara para o mercado de trabalho. “Além de capacitar os jovens, o projeto percorrerá as cinco regiões do Brasil, promovendo mais inclusão digital nas escolas”, afirma Gustavo Lima, coordenador de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações.

Os cursos são promovidos pelo Ministério das Comunicações, pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação, e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e ocorrerão entre os dias 2 e 20 de dezembro. As inscrições são gratuitas e abertas a estudantes da região, bem como a alunos do Instituto Mirim, do Sesc e do Senac do Horto Florestal.

Marcelo Turine, da Faculdade de Computação da UFMS, explica que os cursos oferecem aos jovens a oportunidade de aprender a reparar celulares e computadores, além de montar equipamentos. “Essa é uma grande chance para os jovens ingressarem em uma profissão e se prepararem para o mercado de trabalho, além de complementarem conceitos de matemática, física e outras habilidades essenciais”, afirma.

Cada curso tem carga horária de 10 horas, distribuídas em uma semana, com 2 horas diárias. O Programa Carreta Digital visa promover a inclusão e a capacitação profissional itinerante de estudantes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo habilidades e abrindo portas para um futuro melhor.

Equipada com tecnologia de ponta, a Carreta Digital é um laboratório móvel que oferece cursos e treinamentos sobre novas tecnologias para 15 mil estudantes de todo o Brasil. Nesta fase inicial, o projeto atende o Distrito Federal e os estados de Mato Grosso do Sul, Roraima, Maranhão e Rio Grande do Sul, com a expectativa de capacitar 3 mil estudantes em MS até julho de 2025. Em Campo Grande, as atividades começaram no Sesc Lageado, no dia 28 de outubro.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.