As senadoras de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP) e Soraya Thronicke (PODEMOS), usaram suas redes sociais nesta sexta-feira (1º) para informar que golpistas estão usando suas imagens em aplicativos de mensagens para solicitar transferências de PIX. Além de pedidos de dinheiro, os criminosos estão tentando obter documentos para cadastrar perfis fraudulentos em nome das senadoras. Tereza Cristina destacou que o número (61) 98205-9747 está sendo utilizado para esses golpes e pediu que qualquer abordagem nesse sentido seja ignorada e denunciada.
Soraya Thronicke, que já é alvo de ataques cibernéticos desde o ano passado, informou que esta é a quarta vez que perfis falsos são criados para solicitar dinheiro em seu nome neste ano. Em uma postagem no Instagram, ela pediu aos eleitores que não compartilhem informações pessoais e que apenas façam denúncias. O número associado aos golpistas, segundo ela, é o (61) 98412-2289.
Para ajudar a identificar possíveis fraudes em aplicativos de mensagens, é importante estar atento a algumas dicas, como desconfiança em relação a mensagens inesperadas, verificação da identidade do remetente, cuidado com pedidos urgentes e erros gramaticais nas mensagens. Além disso, nunca forneça informações pessoais e, em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa ou pessoa diretamente através de canais oficiais. Segurança deve ser a prioridade!