O Governo Federal aprovou o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar para o período de 2025 a 2028, denominado Plano Alimento no Prato, como parte da Política Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB). A criação foi formalizada nesta segunda-feira (21) com a publicação no Diário Oficial da União.
O plano visa estruturar um sistema inclusivo de abastecimento alimentar, com seis objetivos principais. Entre eles, destaca-se a promoção de acesso a alimentos saudáveis de forma sustentável, o aumento da oferta de itens da cesta básica com enfoque regional, e a reativação dos estoques públicos.
Além disso, o programa busca incentivar a produção de alimentos por meio da ampliação do crédito rural, assistência técnica para transição agroecológica, e o fortalecimento de fluxos de abastecimento, especialmente para atender populações em situação de vulnerabilidade social ou em crises climáticas.
Embora a proposta beneficie a população em geral, há um foco especial nas pessoas em vulnerabilidade alimentar e nutricional, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais.