Mato Grosso do Sul, 19 de abril de 2025

Operação derruba 675 sites e 14 aplicativos de streaming piratas em ação nacional contra crimes digitais

Na manhã desta quinta-feira (19), Mato Grosso do Sul foi um dos alvos de uma operação nacional contra sites e serviços de streaming piratas. A ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, resultou no desligamento de 675 sites e 14 aplicativos de transmissão ilegal. Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, com cinco pessoas presas em nove Estados brasileiros.

A operação faz parte da 7ª fase da “Operação 404”, nome que faz alusão ao erro 404, que aparece quando uma página da web não é encontrada. Segundo o G1, a iniciativa é uma mobilização internacional contra a violação de direitos autorais, com mandados também sendo cumpridos em outros Estados, como Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Além de remover os sites do ar, o conteúdo ilegal (como vídeos, áudios e jogos) foi excluído dos servidores e desindexado dos mecanismos de busca. Perfis e páginas nas redes sociais também foram derrubados.

Os suspeitos são investigados por distribuir material pirata em plataformas digitais, prática que provoca grandes prejuízos à economia e ao setor criativo, além de violar os direitos de artistas e autores.

A operação contou com o apoio dos ministérios públicos de São Paulo e Santa Catarina, além de órgãos de cinco países — Argentina, Reino Unido, Estados Unidos, Peru e Paraguai —, abrangendo dois continentes, América Latina e União Europeia, e entidades de proteção aos direitos autorais em nível nacional e internacional.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.