Mato Grosso do Sul, 19 de abril de 2025

Gabriela Mendonça de MS avança à final dos 100m em Paris

A atleta sul-mato-grossense Gabriela Mendonça conquistou sua vaga na final dos 100 metros rasos classe T13 (atletas com baixa visão) nos Jogos Paralímpicos de Paris nesta terça-feira, 3 de setembro. Em sua estreia na competição, Mendonça garantiu o quarto melhor tempo de sua bateria, com 12.76 segundos. A final está marcada para às 14h (horário de MS).

A bateria classificatória foi liderada pela irlandesa Orla Comerford, com o tempo de 12s02. A canadense Bianca Borgella ficou em segundo lugar com 12s15, seguida pela americana Kym Crosby com 12s41. A brasileira Rayane Soares também estará na final, após se classificar com o tempo recorde das Américas, 11s90.

Mendonça iniciou sua trajetória no atletismo aos 13 anos, sob a orientação do professor Daniel Sena. Após um período em São Paulo em busca de desenvolvimento pessoal e profissional, a atleta retornou a Campo Grande em 2021 e retomou os treinos com Sena.

A atleta compartilhou que quase desistiu do esporte após frustrações e a ausência nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. “Esporte não é fácil e nunca será”, afirmou, mencionando lesões, treinos ineficazes e resultados insatisfatórios. Após uma reclassificação de categoria, Mendonça recomeçou sua jornada para garantir sua participação em Paris.

Em outra notícia notável, o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques Ortega conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros, quebrando o recorde mundial com o tempo de 3m55s82. Ortega já havia sido campeão em Tóquio 2020, com o tempo de 3m57s60.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.