Na terça-feira (25), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu R$ 72 milhões em emendas parlamentares do Governo do Estado.
O valor, destinado a 925 projetos, terá prioridade para áreas de Saúde e Assistência Social, com previsão de repasse de ao menos 70% do total.
O presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), ressaltou a importância da agilidade na liberação dos recursos: “É um dinheiro que chega rápido e ajuda essas entidades que trabalham com assistência”, afirmou.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) reconheceu o desafio de processar um grande número de emendas em um curto espaço de tempo: “Quando a gente fala de 925 indicações, nós estamos falando de municípios, hospitais, instituições, entidades, compras, e processar tudo isso nesse prazo”, disse.
Riedel se comprometeu a liberar ao menos 80% das emendas até o dia 5 de julho, garantindo que os recursos cheguem às entidades, prefeituras e instituições o mais rápido possível.
Com a liberação das emendas, espera-se um impacto positivo na qualidade de vida da população sul-mato-grossense, principalmente nas áreas de saúde e assistência social.
As entidades beneficiadas poderão investir em infraestrutura, equipamentos, pessoal e outros projetos para atender melhor seus públicos-alvo.
Acompanhar o destino das emendas é fundamental para garantir a transparência e o bom uso dos recursos públicos.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) e os órgãos de controle dos municípios devem acompanhar de perto a execução dos projetos.