Durante uma ação conjunta de combate ao tráfico de drogas e fiscalização de rotina, agentes da Receita Federal, da Polícia Militar e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apreenderam 150 fetos de lhamas mumificados em um ônibus de viagem na cidade de Corumbá, a 429 km de Campo Grande.
A apreensão ocorreu no Posto Fiscal Lampião Aceso, na BR-262, durante a abordagem de um ônibus com destino a São Paulo. Ao inspecionar as bagagens, os agentes encontraram os fetos mumificados, que, segundo a Receita Federal, são itens utilizados em rituais religiosos tradicionais na Bolívia.
De acordo com a crença popular, principalmente entre os povos indígenas bolivianos, as famílias enterram fetos de lhamas sob suas novas casas como oferenda à Pachamama, a deusa andina da terra, buscando proteção, saúde e boa sorte.
A mulher que transportava os fetos mumificados informou aos agentes que os mesmos seriam vendidos no Brasil por cerca de R$ 250 cada.
Diante da apreensão, os fetos foram entregues ao MAPA para as medidas cabíveis. A investigação busca identificar a origem dos animais e os responsáveis pelo tráfico.